segunda-feira, 29 de junho de 2020

Análise das demandas cognitivas nas tarefas de probabilidade propostas em livros didáticos dos primeiros anos de escolarização


O artigo "Análise das demandas cognitivas nas tarefas de probabilidade propostas em livros didáticos dos primeiros anos de escolarização", da doutoranda Michaelle Renata de Santana em coautoria com os doutores José Antônio Fernandes e Rute Borba, também foi publicado no número mais recente da Revista Paranaense de Educação Matemática (v. 9, n. 18, 2020).

Tendo em vista compreender como o conceito de probabilidade é explorado em livros didáticos dos anos iniciais, o texto em questão apresenta análises referentes à identificação das tarefas de probabilidade presentes nesses livros para que fosse verificado quais demandas cognitivas estão presentes nas mesmas e identificar, ainda, o tipo de experiência aleatória implicadas nestas e os contextos abordados. Foram analisadas quatro coleções aprovadas no Plano Nacional do Livro Didático 2016, nas quais foram identificadas 69 tarefas de probabilidade.

O trabalho completo pode ser acessado no link http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/2078/pdf_391 e, também, na página PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS aqui no blog.

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