segunda-feira, 29 de junho de 2020

O uso de recursos didáticos na resolução de problemas combinatórios

O artigo "O  uso de recursos didáticos na resolução de problemas combinatórios", da mestre Dacymere Gadelha em coautoria com as doutoras Rute Borba e Juliana Azevedo, foi publicado na Revista Paranaense de Educação Matemática (v. 9, n. 18, 2020).

O texto em questão apresenta um recorte do estudo de dissertação desenvolvido (cujo texto completo já está aqui no blog!), trazendo os resultados de um estudo piloto que contou com a participação de seis estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental. Estes estudantes foram inicialmente submetidos a um teste diagnóstico, no qual solucionaram, utilizando lápis e papel, oito problemas combinatórios, sendo dois de cada tipo - arranjo, combinação, permutação e produto de medidas. A partir dos desempenhos apresentados foram selecionadas as duplas de intervenção - ocorreram duas seções a partir de dois recursos didáticos distintos: fichas e o software Pixton. Após o processo de ensino os mesmos estudantes participaram ainda de um pós teste, novamente fazendo uso de lápis e papel. As autoras verificaram que os dois grupos de intervenção avançaram em seus desempenhos, sendo os dois recursos explorados possibilidades para auxiliar o desenvolvimento do raciocínio combinatório de estudantes em início de escolarização.

O trabalho completo pode ser acessado no link http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/article/view/2032/pdf_402 e, também, na página PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário