segunda-feira, 25 de maio de 2020

Probabilidade em livros didáticos de Matemática dos Anos Finais: diferentes concepções

O artigo "Probabilidade em livros didáticos de Matemática dos Anos Finais: diferentes concepções", de autoria da doutoranda Ewellen Lima foi publicado no dossiê temático Educação Estatística da Revista Zetetiké (v. 28, 2020). 

O texto apresenta uma análise das 11 coleções de livros didáticos de Matemática aprovadas pelo PNLD 2017, referentes às diferentes concepções de Probabilidade abordadas nesse material. Foram identificadas 875 atividades, quantitativo que não está homogeneamente distribuído entre as coleções, nem tampouco, entre seus volumes. A autora que cerca de 80% dos problemas trabalha com a concepção clássica de Probabilidade e ressalta a necessidade de grandes mudanças nas próximas coleções de livros didáticos, tendo-se em vista atender às orientações presentes na BNCC, dado o destaque que a probabilidade frequentista ganhou nos Anos Finais com a homologação desse documento.

O texto completo pode ser acessado na página da Revista Zetetiké, no link https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8656908/22422 onde o artigo está disponível também em inglês, ou na página PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário