quinta-feira, 6 de setembro de 2018

O acaso, o provável, o determinístico: como concebem e o que conhecem professores do Ensino Fundamental

O texto, "O acaso, o provável, o determinístico: como concebem e o que conhecem professores do Ensino Fundamental", de autoria de Michaelle Santana e Rute Borba, está disponível no site da Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação Matemática (ReBECEM - v. 1, n. 1, 2017).

O texto é fruto da análise de diversos estudos que buscou identificar as diferentes tendências, quanto às noções básicas de Probabilidade, a serem abordadas no Ensino Fundamental. Os participantes deste estudo são oito professores (quatro dos anos iniciais e quatro dos anos finais) que, em uma entrevista, responderam questões relacionadas a suas concepções e conhecimentos probabilísticos. 
Alguns dos resultados apontam que há indícios de que a formação inicial influencia na construção de concepções sobre o ensino da Probabilidade. As autoras, então, chamam a atenção para a necessidade de possibilitar, durante o processo de formação de professores, momentos de discussões para que os docentes adquiram autonomia para trabalhar com a Probabilidade, favorecendo, assim, uma aprendizagem significativa de seus alunos.

O texto completo pode ser acessado na página do ReBECEM por meio do link
ou clicando em Publicações em periódicos aqui no blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário