O texto, "O acaso, o provável, o determinístico: como concebem e o que conhecem professores do Ensino Fundamental", de autoria de Michaelle Santana e Rute Borba, está disponível no site da Revista Brasileira de Educação em Ciências e Educação
Matemática (ReBECEM - v. 1, n. 1,
2017).
O texto é fruto da análise de diversos estudos que buscou identificar as diferentes tendências, quanto às noções básicas de Probabilidade, a serem abordadas no Ensino Fundamental. Os participantes deste estudo são oito professores (quatro dos anos iniciais e quatro dos anos finais) que, em uma entrevista, responderam questões relacionadas a suas concepções e conhecimentos probabilísticos.
O texto é fruto da análise de diversos estudos que buscou identificar as diferentes tendências, quanto às noções básicas de Probabilidade, a serem abordadas no Ensino Fundamental. Os participantes deste estudo são oito professores (quatro dos anos iniciais e quatro dos anos finais) que, em uma entrevista, responderam questões relacionadas a suas concepções e conhecimentos probabilísticos.
Alguns dos resultados apontam que há indícios de
que a formação inicial influencia na construção de concepções sobre o ensino da
Probabilidade. As autoras, então, chamam a atenção para a necessidade de
possibilitar, durante o processo de formação de professores, momentos de
discussões para que os docentes adquiram autonomia para trabalhar com a
Probabilidade, favorecendo, assim, uma aprendizagem significativa de seus
alunos.
O
texto completo pode ser acessado na página do ReBECEM por meio do link
ou
clicando em Publicações em periódicos aqui no
blog.
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