segunda-feira, 11 de maio de 2020

Representações intermediárias na aprendizagem de situações combinatórias

O artigo "Representações intermediárias na aprendizagem de situações combinatórias", das doutoras Juliana Montenegro, Rute Borba e Marilena Bittar, foi recentemente publicado na revista Educação & Realidade (v. 45, n. 1, 2020).

O texto se refere aos resultados de dois estudos que analisaram a identificação, a conversão e o tratamento de registros em situações combinatórias, tendo como participantes estudantes do Ensino Fundamental (5º, 7º e 9º anos). O primeiro estudo teve caráter exploratório, enquanto o segundo foi de intervenção. O artigo tem por foco a utilização de diferentes registros de representação, como, por exemplo: linguagem natural, listagens, árvores de possibilidades, expressões numéricas e o PFC. No estudos relatados, a linguagem natural era o registro de partida; árvores e listagens foram trabalhadas enquanto registros intermediários; e as expressões numéricas eram o registro de chegada.

O trabalho completo pode ser acessado (em ambas as versões: português e inglês) no link https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362020000100601&lng=en&nrm=iso&tlng=pt e, também, na página PUBLICAÇÕES EM PERIÓDICOS aqui no blog.

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