Rute Borba, líder
do Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório – Centro de Educação – UFPE,
esteve presente no 12th Congress
on Mathematical Education (ICME 12) que ocorreu de 8 a 15 de julho em
Seoul, Coreia do Sul, e no 36th Conference
of the International Group for the Psychology of Mathematics Education
(PME 36) que ocorreu de 18 a 22 de julho em Taipei, Taiwan.
A participação do
Geração no ICME 12 foi no Topic
Study Group 7 – Teaching and Learning of Number Systems and Arithmetic
(Focusing especially on Primary Education), com a apresentação do seguinte
trabalho:
·
How primary school students and
teachers reason about combinatorial problems – Rute Borba, Cristiane Pessoa e
Cristiane Rocha.
Discutiu-se, na
sessão na qual o trabalho foi apresentado, o que alunos de anos iniciais
compreendem em situações combinatórias variadas e quais são suas principais
dificuldades, bem como os conhecimentos que professores deste nível de escolarização
possuem sobre Combinatória e os referentes ao ensino e a aprendizagem deste
conteúdo. O debate girou em torno do que caracteriza o raciocínio combinatório
e como se pode desenvolver o mesmo por influência direta e indireta do ensino
ocorrido na sala de aula.
O próximo ICME será
realizado em 2016, na cidade de Hamburgo, Alemanha. Rute Borba faz parte do International Programme Committee
que se responsabilizará pela organização científica do ICME 13.
O Geração
certamente estará presente, com apresentação de trabalhos, no ICME 13!
No PME 36, Rute
Borba era uma dos sete pesquisadores brasileiros presentes ao evento e
apresentou a seguinte comunicação oral e o seguinte pôster:
·
Use of different symbolic
representations in the teaching of combinatorics – Rute Borba, Fernanda Barreto
e Juliana Azevedo.
·
Do young children notice what
combinatorial situations require? – Cristiane Pessoa e Rute Borba.
O tema do PME 36
foi “Opportunities to Learn in Mathematics Education” e o objetivo do mesmo foi
discutir como a Educação Matemática pode ser desenvolvida em suas variadas
dimensões.
As discussões
ocorridas, a partir da apresentação dos trabalhos do Geração, em muito se
adequaram à temática, uma vez que se debateu formas de oportunizar o
desenvolvimento matemático por meio do estudo da Combinatória, através do uso
de árvores de possibilidades e da reflexão sobre relações e propriedades
combinatórias, bem como argumentou-se como desde a Educação Infantil o
raciocínio combinatório pode ser desenvolvido. O papel das representações
simbólicas na compreensão dos diferentes tipos de problemas combinatórios foi,
também, ricamente debatido.
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