terça-feira, 28 de agosto de 2012

PARTICIPAÇÃO DO GERAÇÃO NO ICME 12 E NO PME 36


Rute Borba, líder do Grupo de Estudos em Raciocínio Combinatório – Centro de Educação – UFPE, esteve presente no 12th Congress on Mathematical Education (ICME 12) que ocorreu de 8 a 15 de julho em Seoul, Coreia do Sul, e no 36th Conference of the International Group for the Psychology of Mathematics Education (PME 36) que ocorreu de 18 a 22 de julho em Taipei, Taiwan.



A participação do Geração no ICME 12 foi no Topic Study Group 7 – Teaching and Learning of Number Systems and Arithmetic (Focusing especially on Primary Education), com a apresentação do seguinte trabalho:
·        How primary school students and teachers reason about combinatorial problems – Rute Borba, Cristiane Pessoa e Cristiane Rocha.

Discutiu-se, na sessão na qual o trabalho foi apresentado, o que alunos de anos iniciais compreendem em situações combinatórias variadas e quais são suas principais dificuldades, bem como os conhecimentos que professores deste nível de escolarização possuem sobre Combinatória e os referentes ao ensino e a aprendizagem deste conteúdo. O debate girou em torno do que caracteriza o raciocínio combinatório e como se pode desenvolver o mesmo por influência direta e indireta do ensino ocorrido na sala de aula.

O próximo ICME será realizado em 2016, na cidade de Hamburgo, Alemanha. Rute Borba faz parte do International Programme Committee que se responsabilizará pela organização científica do ICME 13.
O Geração certamente estará presente, com apresentação de trabalhos, no ICME 13!

No PME 36, Rute Borba era uma dos sete pesquisadores brasileiros presentes ao evento e apresentou a seguinte comunicação oral e o seguinte pôster:
·        Use of different symbolic representations in the teaching of combinatorics – Rute Borba, Fernanda Barreto e Juliana Azevedo.
·        Do young children notice what combinatorial situations require? – Cristiane Pessoa e Rute Borba.



O tema do PME 36 foi “Opportunities to Learn in Mathematics Education” e o objetivo do mesmo foi discutir como a Educação Matemática pode ser desenvolvida em suas variadas dimensões.
As discussões ocorridas, a partir da apresentação dos trabalhos do Geração, em muito se adequaram à temática, uma vez que se debateu formas de oportunizar o desenvolvimento matemático por meio do estudo da Combinatória, através do uso de árvores de possibilidades e da reflexão sobre relações e propriedades combinatórias, bem como argumentou-se como desde a Educação Infantil o raciocínio combinatório pode ser desenvolvido. O papel das representações simbólicas na compreensão dos diferentes tipos de problemas combinatórios foi, também, ricamente debatido.

Dessa forma, o Geração pôde contribuir com resultados de seus estudos para debates da Educação Matemática internacional!



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